PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (VUNESP 2020)
No livro Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, Guy Brousseau (In: Parra e Saiz, 1996), no capítulo denominado Os diferentes papéis do professor, discute
A) as devoluções e institucionalizações que são as principais intervenções do professor sobre a dupla aluno- -situação, destinadas a fazer funcionar as situações adidáticas e as aprendizagens que elas provocam.
B) a engenharia didática, uma vez que o professor a elabora e a desenvolve de modo a interligar o plano teórico à experimentação, numa execução que envolve desde o pensar das ideias iniciais até a prática educativa, que no caso do professor pesquisador, será quase sempre em sala de aula.
C) as quatro fases metodológicas para ensinar: análises preliminares, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e a análise a posteriori e validação.
D) o contrato didático, enfatizando a relevância do conteúdo e destacando a relação do aluno com o saber, porém o professor intervindo de maneira bastante compromissada.
E) dialética ferramenta-objeto, cuja validade da estratégia de ensino favorece as condições para o desenvolvimento de procedimentos de cálculos das operações a partir de conhecimentos que os alunos já possuem.
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