Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática


EXERCÍCIOS - Exercício 116

  • (VUNESP 2020)

Ubiratan D’Ambrósio (2006), em seu livro Educação Matemática: da teoria à prática discute no quarto capítulo a pesquisa em educação matemática e um novo papel para o professor. Nessa discussão, apresenta as propostas de Beatriz D’Ambrósio sobre as características desejadas em um professor de matemática no século XXI. São elas:


A) domínio do conteúdo que vai ensinar; domínio de conhecimentos didáticos e pedagógicos; domínio de estratégias inovadoras para ensinar; domínio do conhecimento sobre dificuldades dos estudantes.

B) conhecimentos para motivação dos alunos; conhecimentos do conteúdo que vai ensinar; conhecimentos pedagógicos do conteúdo; conhecimentos do currículo prescrito.

C) conhecimentos de novas tecnologias, conhecimento de metodologias ativas; conhecimentos do conteúdo que deve ensinar; conhecimentos para promover a inter e transdisciplinaridade.

D) visão inovadora para o ensino; visão do papel social do professor de matemática no currículo; visão de novas demandas curriculares; visão do papel e da finalidade da matemática no currículo.

E) visão do que vem a ser a matemática; visão do que constitui a atividade matemática; visão do que constitui a aprendizagem da matemática; visão do que constitui um ambiente propício à aprendizagem da matemática.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 117

Vamos para o Anterior: Exercício 115

Tente Este: Exercício 89

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+