PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de matemática
- (VUNESP 2020)
Ubiratan D’Ambrósio (2006), em seu livro Educação Matemática: da teoria à prática discute no quarto capítulo a pesquisa em educação matemática e um novo papel para o professor. Nessa discussão, apresenta as propostas de Beatriz D’Ambrósio sobre as características desejadas em um professor de matemática no século XXI. São elas:
A) domínio do conteúdo que vai ensinar; domínio de conhecimentos didáticos e pedagógicos; domínio de estratégias inovadoras para ensinar; domínio do conhecimento sobre dificuldades dos estudantes.
B) conhecimentos para motivação dos alunos; conhecimentos do conteúdo que vai ensinar; conhecimentos pedagógicos do conteúdo; conhecimentos do currículo prescrito.
C) conhecimentos de novas tecnologias, conhecimento de metodologias ativas; conhecimentos do conteúdo que deve ensinar; conhecimentos para promover a inter e transdisciplinaridade.
D) visão inovadora para o ensino; visão do papel social do professor de matemática no currículo; visão de novas demandas curriculares; visão do papel e da finalidade da matemática no currículo.
E) visão do que vem a ser a matemática; visão do que constitui a atividade matemática; visão do que constitui a aprendizagem da matemática; visão do que constitui um ambiente propício à aprendizagem da matemática.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 117
Vamos para o Anterior: Exercício 115
Tente Este: Exercício 89
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia