Educação físicaPolíticas públicas e educacionais em educação física
- (FUVEST 2022)
De acordo com Soares (1996), a educação física escolar tem suas raízes na Europa e, a princípio, o nome dado a esse campo educativo era Ginástica e apresentava certa abrangência. Passam-se os anos, a ciência evolui, emergem outros campos científicos (sociologia, antropologia, psicologia, história) e a educação física acompanha as mudanças na ciência e na sociedade. Soares (1996) apresenta, em seu texto, um quadro “do movimento do pensamento da educação física escolar”, em relação ao tempo cronológico e ao conteúdo de ensino. Ao pensar nesse quadro e nos apontamentos da autora citada, assinale a alternativa que apresenta esses movimentos do pensamento na educação física, em relação ao tempo cronológico.
A) Movimento esportivo; movimento ginástico europeu; psicomotricidade; cultura corporal; cultura física; cultura de movimento.
B) Movimento ginástico europeu; movimento esportivo; psicomotricidade; cultura corporal (física ou de movimento).
C) Movimento ginástico europeu; movimento esportivo; psicomotricidade; educação física desenvolvimentista (habilidades motoras).
D) Movimento ginástico europeu; movimento esportivo; pedagogia do esporte; educação física desenvolvimentista (habilidades motoras).
E) Movimento esportivo; movimento ginástico europeu; pedagogia do esporte; cultura corporal (física ou de movimento).
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 263
Vamos para o Anterior: Exercício 261
Tente Este: Exercício 17
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física