Educação físicaPolíticas públicas e educacionais em educação física
- (NC-UFPR 2019)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao adotar um “modelo de classificação baseado na lógica interna dos esportes, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação”, possibilita compreender as modalidades esportivas em categorias. Das categorias apresentadas no referido documento, destacam-se:
Rede/quadra dividida ou parede de rebote:reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento.
Campo e taco:categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.
Com base nas categorias acima, assinale a alternativa que contém exemplos que representam, respectivamente, um esporte de rede/quadra dividida ou parede de rebote e um esporte de campo e taco.
A) Peteca e polo equestre.
B) Badminton e pelota basca.
C) Voleibol e tênis de mesa.
D) Críquete e frisbee.
E) Squash e softbol.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36
Vamos para o Anterior: Exercício 34
Tente Este: Exercício 241
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física