Educação físicaPolíticas públicas e educacionais em educação física
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), “a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles”.
Com relação à Educação Física como cultura corporal, assinale a alternativa incorreta.
A) As danças, esportes, lutas, jogos e ginásticas compõem um vasto patrimônio cultural, que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado. Além disso, esse conhecimento contribui para a adoção de uma postura não preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e diante das pessoas que dele fazem parte.
B) A prática da Educação Física na escola deve favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço feito, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.
C) Os conhecimentos sobre o corpo (seu processo de crescimento e desenvolvimento), que são construídos concomitantemente com o desenvolvimento de práticas corporais, ao mesmo tempo que dão subsídios para o cultivo de bons hábitos de alimentação, higiene e atividade corporal e para o desenvolvimento das potencialidades corporais do indivíduo, permitem que o indivíduo compreenda-os como direitos humanos fundamentais.
D) Os conhecimentos construídos devem desarmar a análise crítica dos valores sociais – tais como os padrões de beleza e saúde, que se tornaram dominantes na sociedade –, seu papel como instrumento de exclusão e integração social e a atuação dos meios de comunicação em produzi-los, transmiti-los e impô-los.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 79
Vamos para o Anterior: Exercício 77
Tente Este: Exercício 33
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física