Educação físicaPolíticas públicas e educacionais em educação física
- (IDHTEC 2019)
De acordo com a interpretação e considerações realizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) quanto à facultatividade da educação física em cursos noturnos e para estudantes que possuam carga horária de trabalho, determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996), assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os PCNEM consideram que existe um elevado número de alunos do ensino médio que não possuem acesso à educação física por estudarem à noite.
B) Os PCNEM consideram que o texto da LDBEN parte de pressupostos que limitam a educação física a parâmetros exclusivamente energéticos e fisiológicos.
C) Por ser uma disciplina com o rol taxativo, e limitado, de conteúdos, e com elevado gasto energético, os alunos que cursam o ensino médio à noite, em geral, trabalham durante o dia e não possuem condições físicas para o gasto energético exigido pela disciplina, o que torna condizente esta característica facultativa.
D) A disciplina de educação física não se limita a fatores energéticos e fisiológicos, podendo, e devendo, na construção do seu projeto pedagógico, realizar as adequações necessárias ao grupo para ser ofertada nos cursos noturnos devido à sua importância.
E) Conteúdos como aspectos ergonômicos dos movimentos e posturas, trabalho e lazer, exercícios de relaxamento e compensação muscular são exemplos de conteúdos a serem abordados pela educação física nos cursos noturnos.
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