Gestão de pessoasDesenvolvendo pessoas
- (FCC 2022)
A gestão do desempenho no âmbito das organizações afigura-se como um desafio constante e em determinadas situações podem ocorrer vícios ou desvios em processos de avaliação, mesmo quando realizados de forma profissional. De acordo com o que aponta a literatura, quando verificado o vício denominado recenticidade, o mesmo se dá porque o avaliador
A) leva em conta apenas comportamentos e resultados cronologicamente mais próximos da avaliação e não todo o histórico do avaliado.
B) não apresenta o preparo necessário para avaliar o universo de colaboradores, dado o limitado número de experiências similares anteriores.
C) deixa-se influenciar por desavenças ou preconceitos em relação ao avaliado e atribui viés negativo à avaliação.
D) acaba por padronizar as avaliações a partir de um extrato específico de avaliados, extrapolando os resultados da amostra com base em critérios subjetivos.
E) baliza o resultado das avaliações individuais apenas por uma característica mais evidente (positiva ou negativa) do avaliado.
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