Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física
- (IMPARH 2021)
Betti & Gomes-da-Silva (2019), apresentam os princípios-didáticos pedagógicos: diversidade, inclusão, adequação aos aprendentes e a dialogicidade, para o ensino dos conteúdos da educação física. Analise os itens que seguem e assinale a opção correta sobre os princípios didáticos-pedagógicos para melhor orientação e organização da prática pedagógica na educação física pelos professores.
A) O professor ao organizar suas aulas deve pensar em situações de movimento para que os alunos deficientes possam participar e serem incluídos, respeitando às suas condições singulares, adotando portanto, o princípio da inclusão.
B) Por ser uma disciplina que trata das diferentes manifestações de movimentos corporais, os alunos devem ser estimulados a vivenciar, experimentar, refletir, comunicar-se corporalmente, dialogar, questionar e tirar dúvidas, aproveitando o momento final da aula, quando o professor permite que o princípio da dialogicidade aconteça.
C) Ao organizar as situações de movimento das aulas, o professor deve estar atento ao princípio da adequação aos aprendentes, propiciando práticas que sejam de conhecimento dos alunos e de acordo com a faixa etária correspondente para que o aluno realize as práticas com entusiasmo e alegria e não se sinta desmotivado, evitando atividades com níveis de dificuldades diferentes.
D) A Educação Física em virtude de sua dinâmica cultural, que envolve práticas corporais diversas dentro e fora da escola, precisa garantir que os aprendentes tenham acesso a uma variedade de experiências corporais, não se limitando somente ao ensino do esporte nas aulas. O princípio da diversidade favorece aprendizagens diversas, promovendo a autonomia e inclusão.
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