PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (VUNESP 2019)
As atividades didáticas, segundo Hennig (1994) que possuem etapas bem demarcadas com a finalidade de valorizar a participação ativa do aluno no desenvolvimento de uma postura investigativa são aquelas propostas
A) por meio da resolução de problemas, em que os alunos realizam observações criteriosas na descrição dos fenômenos e propõem explicações baseadas na teoria científica.
B) por meio de aulas expositivas, pelas quais são transmitidas aos discentes a estrutura da sistemática da investigação para nortear um estudo qualitativo da situação a fim de ampliar a chance de resolução do problema.
C) por uma pesquisa dirigida, que leva necessariamente a uma organização, transformação e utilização do conhecimento de forma mais ordenada, integradora e viável capaz de promover uma aprendizagem mais eficaz.
D) em um conflito cognitivo, no qual o próprio aluno apresenta os conflitos e os caminhos para as próprias soluções, sendo o papel do professor ativar a construção de novos conhecimentos.
E) no ensino tradicional, que assume a ideia de que é o aluno que constrói seu próprio conhecimento e, ao perceber os limites das suas próprias concepções, está disposto a adotar novos modelos mais potentes e convincentes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 347
Vamos para o Anterior: Exercício 345
Tente Este: Exercício 463
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia