PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (IF-SC 2019)
Anastasiou e Alves (2005), destacam que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Nesse sentido, os autores diferenciam na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos de aprendizagem: conteúdos factuais; conteúdos procedimentais, conteúdos atitudinais e conteúdos conceituais.
Considerando as características de cada conteúdo, associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda.
(1) Conteúdos Factuais (2) Conteúdos Procedimentais (3) Conteúdos Atitudinais (4) Conteúdos Conceituais
( ) no processo de apreensão deste conteúdo o aluno estabelece relações significativas em sua aprendizagem.
( ) constitui um conjunto de ações ordenadas que inclui regras, técnicas, métodos, habilidades verificados na realização das atividades dos alunos.
( ) constitui conteúdos no qual a aprendizagem ocorre por meio da reprodução literal.
( ) no processo de apreensão deste conteúdo o aluno aplica o conhecimento em novas situações.
( ) esse conteúdo contempla valores, normas e atitudes.
( ) tais conteúdos referem-se ao “saber fazer”.
( ) esse conteúdo apresenta caráter arbitrário, portanto não necessitam de uma compreensão, aprende-se pela cópia e memorização.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETAde associação, de cima para baixo.
A) 1, 4, 3, 4, 2, 3, 3
B) 4, 1, 3, 2, 2, 1, 4
C) 4, 2, 1, 4, 3, 2, 1
D) 3, 1, 1, 3, 3, 2, 1
E) 2, 3, 2, 3, 4, 3, 2
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 342
Vamos para o Anterior: Exercício 340
Tente Este: Exercício 286
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia