Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 117

  • (IF-SC 2015)

“O professor, como propositor, deverá funcionar como rede de proteção para o salto-mortal que só o aluno, se quiser, pode dar. Por outro lado, não cabe ao professor praticar estratégias de terapização com a classe. Sua tarefa, quando muito, é proporcionar situações mobilizadoras de forças, elas mesmas disruptoras, de modo que seu trabalho ocorra no sentido de desvelar os processos de cognição como situações de conexão e encadeamento de fluxos heterogêneos, os quais devem ser identificados pelos alunos em sua singularidade" (PEREIRA, 2003,p.183).
Considerando a concepção de professor apresentada no texto acima, marque ( V) para verdadeiro e ( F) para falso nas afirmativas sobre formação de professor, relacionadas abaixo.
( ) O recurso de exercício da memória dos futuros professores contribui para que identifiquem suas marcas docentes a partir de suas experiências, formando e transformando suas possibilidades de práticas pedagógicas.
( ) O conhecimento de estratégias de aprendizagem é primordial para a formação de docentes nos cursos de licenciatura, pois possibilitam maior segurança na hora de realizar o planejamento.
( ) Definir o perfil profissional docente é base para o trabalho de formação, porém não é definidor, pois as múltiplas identidades dos sujeitos participantes do processo constroem e reconstroem suas experiências e práticas.
( ) O domínio e a repetição de métodos, técnicas e lógicas didáticas contribuirão para que os futuros professores tornem-se agentes de transformação e inovação nas práticas pedagógicas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETAde cima para baixo.


A) V, V, F, V

B) V, V, V, F

C) F, F, V, F

D) V, F, F, V

E) V, F, V, F


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 118

Vamos para o Anterior: Exercício 116

Tente Este: Exercício 465

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+