PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FCC 2011)
Irma Saiz analisa uma amostra de alunos submetidos a resolução de problemas de divisãoe conclui indicando como providências para o trabalho do professor:
A) colaborar para que os alunos atribuam significado ao algoritmo que aplicam, possibilitando a interpretação do que obtiveram nas diferentes etapas do cálculo e apropriação da resolução de problemas.
B) oferecer recursos para que o aluno perceba e relativize seu erro e desenvolva seus processos de autorregulação, apropriando-se da notação matemática adequada à divisão.
C) criar condições para que a organização do raciocínio matemático seja visível no trabalho das crianças, permitindo o questionamento de seus próprios procedimentos.
D) conceber situações que permitam dar apoio sobre o que cada aluno sabe realizar no momento em que se inicia a aprendizagem da divisão e fazer evoluir progressivamente os procedimentos iniciais até outros mais complexos.
E) conceber o processo de ensino como apropriação do sistema de numeração, coerente com o objetivo de consolidar na criança o saber socialmente estabelecido e a capacidade de rejeitar seu próprio erro.
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