PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (CETRO 2008)
Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve
A) ser realizado em escola especialmente destinada à preparação de professores e que, para isso, cumpre a exigência de oferecer estágios em escolas com as quais mantém convênio, onde professores didatas são preparados para contribuir com a formação dos colegas mais jovens.
B) estar voltado ao aprimoramento de capacidades e habilidades de ensino por meio de atividades pragmáticas, em programas sistemáticos e sistematizados de treinamento que dêem a ele condições de atualizar as suas práticas sobre o processo de ensino e de aprendizagem.
C) envolver um processo cooperativo de formação teórica permanente e consistente, que institua e alimente relações de autonomia entre os educadores, entre esses e as teorias estudadas, incluindo a análise compartilhada, a partir da interpretação que faz da teoria e da realidade em que está inserido.
D) envolver o contato com intelectuais renomados na área de didática e de avaliação, para que ao final do seu curso de formação inicial, o docente alcance o mínimo de conhecimentos necessários para se ocupar de promover a aprendizagem dos alunos e utilizar processos adequados de avaliação.
E) estar voltado a uma consistente formação teórica na área de metodologia e de avaliação de ensino, além do que, deve contar com parceria de outro professor na sala de aula, em razão dos múltiplos aspectos a serem observados no desenvolvimento das crianças, de acordo com os resultados de pesquisas na área.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 213
Vamos para o Anterior: Exercício 211
Tente Este: Exercício 222
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia