PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (CETRO 2008)
Analise a seguinte situação:
Um professor de Língua Portuguesa dividiu sua classe em subgrupos para escrever uma carta ao diretor da escola pedindo liberação do prédio nos fins de semana para atividades esportivas e culturais. Em cada grupo, um observador registraria todas as discussões que ocorressem durante a elaboração da carta. Ao final da escrita, o grupo deveria discutir o que ocorrera durante a produção e chegar a um consenso sobre os aspectos essenciais do ato de escrever. (Mello, 2004)
As características da situação proposta pelo professor evidenciam um caso daquilo que a autora denomina transposição didática, que significa
A) organizar os alunos em grupo para que transponham o conhecimento dos conteúdos trabalhados pelo professor, em situações simuladas, como meio de avaliar a aprendizagem e as atitudes de cooperação que se estabeleceram na classe.
B) incluir na prática de ensino estratégias de estímulo à cooperação para o alcance de objetivos comuns, envolvendo postura de negociação e estabelecimento de consensos, a serem transpostas para a vida em sociedade.
C) desenvolver nos alunos o hábito de trabalhar em grupo, convivendo com diferenças de desempenho, de valores e de atitudes frente às dificuldades, para prepará-los para conviver em equipe, exigência atual do mundo do trabalho.
D) modificar os objetos de conhecimento - o saber científico ou as práticas sociais - para se converterem em objeto de ensino, isto é, em conteúdo curricular em condições de ser aprendido pelo aluno.
E) colocar um grupo de alunos frente a uma situação- problema para propiciar o estabelecimento de parcerias entre eles, com o objetivo de fortalecer o espírito de cooperação e de tolerância frente às diferenças.
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