Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física
- (VUNESP 2019)
A legislação brasileira vigente garante ao aluno com deficiência o direito à inclusão no sistema regular de ensino, com atendimento especializado às suas necessidades educacionais. Alves e Duarte (2012), ao estudarem sobre a participação de alunos com síndrome de Down (SD) nas aulas de Educação Física, detectaram que as construções sociais realizadas por esses alunos eram pobres e limitadas, revelando uma das dificuldades encontradas pelo professor durante o processo inclusivo de seu aluno, e concluíram que
A) as aulas de educação física revelam predominância de pontos positivos para a concretização do processo inclusivo do aluno com SD que não estão presentes em outras disciplinas do currículo.
B) o processo inclusivo deve ir além de atingir as metas educacionais propostas pelo sistema de ensino e proporcionar a inclusão do aluno com SD na rede social presente em sua turma e no ambiente escolar.
C) a simples adaptação dos conteúdos e atividades para que o aluno com SD consiga participar das atividades propostas em aula garante que o seu processo inclusivo seja concretizado com sucesso.
D) o aluno com SD envolveu-se em todas atividades propostas pelos colegas, no tempo livre da aula, o que mostra que há uma falha do professor em promover a inclusão deste aluno.
E) o aluno com SD não apresentou dificuldades para participar socialmente junto à turma, nem dificuldades para compreender e executar as atividades propostas em aula.
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