DiversosDiversos (29)
- (UFLA 2018)
O trabalho em conjunto com a família é um desafio para as Instituições de Educação Infantil. Guimarães (2012, p.90) considera que “ A busca do espaço dialógico, da explicitação dos pontos de vista diferentes, sem apagamento das singularidades, é uma perspectiva presente, sempre ”. No que diz respeito ao trabalho desenvolvido especificamente com a creche a autora aponta alguns motivos para o “descompasso e desencontro” entre a relação família e escola com base nas raízes históricas destas instituições. Sobre tais motivos apresentam-se as proposições:
I – A creche se constituiu como espaço de guarda das crianças, depósito e foi considerada como mal necessário , tendo em vista o trabalho feminino.
II – A autonomia da família para cuidar da criança e poder optar se vai matriculá-la na instituição de Educação Infantil.
III – O caráter formal de aprendizagem, característica dessa etapa de ensino, gera insatisfação por parte da família.
IV – O fato da creche ter sido incluída como 1ª etapa da Educação Básica a partir da LDB 9.394/96.
V – O cotidiano passa a ser regido pelo objetivo do lucro, e ficam aligeirados os espaços de encontro, troca e experiência do coletivo. A creche funciona como mecanismo de compensação social dos efeitos perversos do capitalismo.
Assinale a alternativa CORRETA em conformidade ao que a autora considera como entraves:
A) Somente as proposições I e V.
B) Somente as proposições I, II e IV.
C) Somente as proposições II, III e V.
D) Somente as proposições II, III e IV.
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