Procura

DiversosDiversos (29)


EXERCÍCIOS - Exercício 94

  • (UFLA 2018)

O trabalho em conjunto com a família é um desafio para as Instituições de Educação Infantil. Guimarães (2012, p.90) considera que “ A busca do espaço dialógico, da explicitação dos pontos de vista diferentes, sem apagamento das singularidades, é uma perspectiva presente, sempre ”. No que diz respeito ao trabalho desenvolvido especificamente com a creche a autora aponta alguns motivos para o “descompasso e desencontro” entre a relação família e escola com base nas raízes históricas destas instituições. Sobre tais motivos apresentam-se as proposições:

I – A creche se constituiu como espaço de guarda das crianças, depósito e foi considerada como mal necessário , tendo em vista o trabalho feminino.

II – A autonomia da família para cuidar da criança e poder optar se vai matriculá-la na instituição de Educação Infantil.

III – O caráter formal de aprendizagem, característica dessa etapa de ensino, gera insatisfação por parte da família.

IV – O fato da creche ter sido incluída como 1ª etapa da Educação Básica a partir da LDB 9.394/96.

V – O cotidiano passa a ser regido pelo objetivo do lucro, e ficam aligeirados os espaços de encontro, troca e experiência do coletivo. A creche funciona como mecanismo de compensação social dos efeitos perversos do capitalismo.

Assinale a alternativa CORRETA em conformidade ao que a autora considera como entraves:




A) Somente as proposições I e V.

B) Somente as proposições I, II e IV.

C) Somente as proposições II, III e V.

D) Somente as proposições II, III e IV.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 95

Vamos para o Anterior: Exercício 93

Tente Este: Exercício 258

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.30ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.27ms))((ts_substr_im=0.95ms))
((total= 8ms))