DiversosDiversos (29)
- (UECE-CEV 2018)
Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo”.
CAIMI, Flávi. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, jul./dez. 2015, p.112-3. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/ view/23853
O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele
A) reconheça todos os componentes do conteúdo, datas, nomes e eventos, para que possa transpô-los ao aluno de forma que este conheça como foi o passado.
B) promova o conhecimento do conteúdo pelo aluno, no plano abstrato, já que a associação do conteúdo histórico com a realidade em que vivemos não é possível.
C) conheça o conteúdo em aspectos como a sua historicidade, a natureza dos conceitos nele presentes e reconheça sua relevância como fundamental para torná-lo significativo para o aluno.
D) desenvolva a capacidade mnemônica através do estudo da história de forma a conseguir realizar esta tarefa em seus alunos, tornando-os exímios conhecedores do passado.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 35
Vamos para o Anterior: Exercício 33
Tente Este: Exercício 68
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos