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Educação físicaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 361

  • (CESPE 2013)

Os educadores precisam estar atentos aos rituais escolares para que ali não se corra o risco de a educação conservar, valorizar e perpetuar padrões de comportamento diferenciados entre os sexos. Dessa forma, transfere-se para a escola todas as expectativas de resistência e superação de padrões relacionados a gênero, raça e classe, pensando na invenção de novos comportamentos que demarquem novos arranjos sociais e culturais em uma ação entre meninos e meninas. Pereira Mourão. Identificações de gênero: jogando e brincando em universos divididos. Motriz, Rio Claro, v. 11, n.º 3, p. 205-10, set./dez. 2005 (com adaptações). A fim de contribuir para o processo de equidade de gênero na sociedade contemporânea, o professor de educação física, no plano de curso anual, deve


A) excluir das aulas os meninos que cometam atitudes discriminatórias contra as meninas.

B) estabelecer regras, nos jogos esportivos, que obriguem os meninos a passar a bola para as meninas, independentemente de quem esteja mais bem posicionado para marcar pontos.

C) dividir a turma por sexo em todas as aulas para garantir, minimamente, espaço para que as meninas realizem seus jogos.

D) promover, obrigatoriamente, aulas mistas, fazendo com que meninos e meninas tenham de propor soluções para os conflitos causados pelas diferenças.

E) tematizar as tensões existentes nas aulas e construir estratégias metodológicas diversificadas para possibilitar que meninos e meninas construam soluções conjuntas para as diferenças.


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