Procura

DiversosDiversos (18)


EXERCÍCIOS - Exercício 379

  • (CESPE 2013)

As cruzadas foram guerras santas dirigidas contra os inimigos internos ou externos da cristandade para a reconquista das terras cristãs, ou para a defesa da Igreja. Os inimigos eram os muçulmanos, os eslavos pagãos, os mongóis, os cristãos ortodoxos (gregos e russos), os hereges (cátaros, bogomilos e hussitas) e os oponentes políticos do papa. Levavam-se a cabo cruzadas no Oriente Médio, na Espanha, no norte da África, nas regiões bálticas do leste da Europa, e até mesmo no interior da Europa ocidental. Mas as cruzadas mais apreciadas foram as destinadas a liberar Jerusalém.

J. Riley-Smith . Atlas des croisades . Paris: Autrement, 1996, p. 23 (com adaptações).

O texto acima refere-se às diversas cruzadas empreendidas pelos cristãos. A esse respeito, as expedições contra




A) os eslavos pagãos estenderam-se ao longo de toda a Idade Média, a fim de se implantar o cristianismo no norte da Europa.

B) os mongóis destinavam-se a controlar as rotas de comércio de Bagdá, com interesses puramente econômicos.

C) os cristãos ortodoxos tinham como objetivo a conversão ao catolicismo de grandes cidades do oriente, como Constantinopla, a fim de se controlar a rota para a Terra Santa.

D) os hereges, como os cátaros, buscavam garantir a obediência a princípios eclesiásticos e resolver disputas políticas entre o norte e o sul da França.

E) os muçulmanos restringiram-se à Terra Santa, com o intuito de retomar Jerusalém e o Santo Sepulcro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 380

Vamos para o Anterior: Exercício 378

Tente Este: Exercício 65

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.76ms))((ts_substr_c=0.71ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 8ms))