PedagogiaDiversos (2)
- (FUNIVERSA 2015)
À medida que interage com os fatos que presencia e vivencia, a criança aprende a conformação global e, depois, as partes componentes. Assim, incorpora, progressivamente, essas vivências e percepções dentro de uma estrutura conceitual, introjeta imagens e elabora representações simbólicas. Portanto, no tocante à inteligência musical, parece-nos que, por uma questão de lógica, os procedimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da música devem seguir ou evoluir nesse sentido.
Como sabemos, a música se desenvolve no tempo e, como tal, é fugaz, não possibilitando uma visão de conjunto nem uma reflexão a respeito de um todo estático. Assim sendo, as impressões auditivo-sonoras precisam ser reforçadas por impressões visuais e cinestésicas, proporcionadas pela declamação e pela percussão do ritmo, assim como pela entoação e, principalmente, pela execução do contorno melódico em um instrumento, para que o aluno, tanto criança quanto jovem, possa visualizar concretamente e, depois, imaginar, conceber mentalmente uma representação dos componentes e das propriedades constitutivas da melodia e da estrutura rítmica.
Vera Regina Pilla Cauduro. Implicações pedagógicas na apreensão e compreensão de estruturas rítmicas e melódicas. In: Anais do 1.º Encontro Anual da ABEM, dezembro de 1992, UFRJ. Rio de Janeiro (com adaptações).
Considerando-se o texto, é correto afirmar que, caso um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa esteja apreciando uma obra musical com o objetivo de compreender o todo da estrutura da referida obra,
A) a audição será suficiente, se essa obra for uma música de hip hop , para a determinação de toda a estrutura da obra, delineando-se cada período, frase e motivos.
B) ele não deverá desprezar o conhecimento que traz consigo, no entanto é importante que ele possa agregar ao seu repertório o conhecimento sistematizado. Para tanto, no trabalho de sala de aula, o educador deverá empregar diversas mídias, visando a mais completa compreensão da obra musical por parte dos alunos.
C) é suficiente, sendo essa obra a nona sinfonia, a apreciação da partitura para que o educando obtenha conhecimento de toda a expressão artístico-musical que envolve a referida obra, entendendo, inclusive, questões relacionadas a texto e contexto da construção musical a ele submetida.
D) a concepção rítmico-harmônica de uma obra musical não será concebida, ainda que o educando tenha acesso à mídia impressa da obra.
E) a harmonia somente será percebida a partir da audição, posto que tal parâmetro de construção musical somente será percebido pela estrutura orgânica do aparelho auditivo humano.
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