Procura

PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 69

  • (FUNIVERSA 2015)

À medida que interage com os fatos que presencia e vivencia, a criança aprende a conformação global e, depois, as partes componentes. Assim, incorpora, progressivamente, essas vivências e percepções dentro de uma estrutura conceitual, introjeta imagens e elabora representações simbólicas. Portanto, no tocante à inteligência musical, parece-nos que, por uma questão de lógica, os procedimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da música devem seguir ou evoluir nesse sentido.
Como sabemos, a música se desenvolve no tempo e, como tal, é fugaz, não possibilitando uma visão de conjunto nem uma reflexão a respeito de um todo estático. Assim sendo, as impressões auditivo-sonoras precisam ser reforçadas por impressões visuais e cinestésicas, proporcionadas pela declamação e pela percussão do ritmo, assim como pela entoação e, principalmente, pela execução do contorno melódico em um instrumento, para que o aluno, tanto criança quanto jovem, possa visualizar concretamente e, depois, imaginar, conceber mentalmente uma representação dos componentes e das propriedades constitutivas da melodia e da estrutura rítmica.
Vera Regina Pilla Cauduro. Implicações pedagógicas na apreensão e compreensão de estruturas rítmicas e melódicas. In: Anais do 1.º Encontro Anual da ABEM, dezembro de 1992, UFRJ. Rio de Janeiro (com adaptações).
Exemplifica corretamente a ideia de apreensão do conhecimento apresentada pelo texto o fato de a criança,


A) ao ouvir uma peça musical, imediatamente, compreender cada período, frase e motivos, uma vez que essa compreensão claramente prescinde de elementos externos ao contexto musical.

B) ao ouvir uma obra musical, apreender, de imediato, as relações contrapontísticas presentes.

C) ao ouvir uma obra musical, compreender, de imediato, as relações rítmico-harmônicas presentes.

D) ao ser exposta à execução de obra musical, ser capaz de apreender todas as nuances de instrumentação presentes.

E) ao ouvir uma obra musical, acompanhando a execução com a respectiva partitura, ter a possibilidade de apreciar a peça como um todo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 70

Vamos para o Anterior: Exercício 68

Tente Este: Exercício 309

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.19ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=3.78ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 9ms))