PedagogiaDiversos (2)
- (IBFC 2015)
Ao chegar à escola, a criança possui muitas noções matemáticas incipientes, incompletas e informais, pois ela vive rodeada de formas e dimensões. Para abordar espaço e forma, os PCN’s sugerem que o professor trabalhe com situações que levem o aluno a descrever e representar o mundo em que vive. Para isto, o aluno precisa saber localizar-se no espaço, movimentar-se nele, dimensionar sua ocupação, perceber a forma e o tamanho dos objetos e a relação disso com seu uso, ele está utilizando a geometria. Para fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação à geometria, as crianças realizariam várias atividades com alguns objetivos. Dê valores de Verdadeiro ( V) ou Falso ( F) as seguintes ações que as crianças desenvolveriam:
( ) Determinar a sua própria posição em um ambiente familiar, estabelecendo pontos de referências quaisquer, descrevendo oralmente e representando na folha de papel.
( ) Perceber seu próprio deslocamento em espaços familiares em termos de direção e sentido, evocando mentalmente um determinado deslocamento e representando na folha de papel.
( ) Representar numa planta caminhos descritos e deslocamentos habituais.
( ) Perceber relações longitudinais de assimetria no interior de uma figura plana, em relação a um eixo vertical dado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
A) V, V, V, F
B) V, V, F, F
C) V, V, F, V
D) V, F, V, F
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 380
Vamos para o Anterior: Exercício 378
Tente Este: Exercício 82
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia