PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Resolução CNE/CEB N o05/10, estabelece que “a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças”. A respeito da avaliação, que deverá fazer parte da proposta pedagógica da escola, determina que as instituições devem
A) criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças.
B) estabelecer critérios de seleção, promoção ou classificação, garantindo a observação crítica e criativa das crianças.
C) proceder a retenção da criança quando ela não atingir o desenvolvimento desejado no agrupamento na qual se encontra.
D) utilizar sempre de um instrumento padrão para verificar em que medida a criança se desenvolve e se relaciona com seus pares e o professor.
E) priorizar a constatação do desenvolvimento dos aspectos cognitivos em relação aos demais.
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