PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
Ainda permanece em nosso sistema educacional a ideia de que a escola faz a sua parte e não tem nada a ver com a forma como os alunos resolvem suas dificuldades. É necessário se ter clareza de que ensinar e aprender são processos diferentes que envolvem sujeitos diferentes e que, por esta razão, supõem também métodos diferentes. Nesse sentido, segundo Telma Weisz (2009), é correto afirmar que ao montar uma situação de avaliação, o professor precisa ter clareza sobre
A) as notas das provas que devem funcionar como redes de segurança para o controle do professor sobre a aprendizagem.
B) o acompanhamento do aluno que significa controlar todas as suas ações e tarefas para dizer que está ou não apto em determinada matéria
C) o diálogo com o aluno, entendido a partir de uma relação epistemológica que se processa, obrigatoriamente, por meio de conversa.
D) as dificuldades dos alunos para que possa contemplá-las na avaliação e estabelecer um critério de classificação.
E) as diferenças que existem entre situações de aprendizagem e situações de avaliação.
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