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EXERCÍCIOS - Exercício 167

  • (CPCON 2016)

O problema do lugar-comum

Falta de motivação com falta de informação é geralmente a receita do que há de pior num texto: o lugar-comum (também chamado de chavão ou clichê) que tem contaminado boa parte dos textos escritos cotidianamente.

O lugar-comum é aquela afirmação tão batida e repetida que não significa mais nada – tudo que se pode fazer com ela é repeti-la. Na prática da escrita, frequentemente, o chavão acaba sendo útil: encerramos o texto dizendo que não há nada mais belo que o sorriso de uma criança, ou, então que as guerras acabarão quando todos perceberem que só o amor constrói!

O lugar-comum dispensa-nos de pensar ou argumentar. Muitas vezes, ele se resume a uma ordem ao leitor. Em vez de convidar o leitor a seguir um raciocínio ou desdobrar criticamente um ponto de vista, o lugar-comum convida-o simplesmente a obedecer a uma ordem pré- estabelecida e indiscutível.

(Texto adaptado de Oficina de Texto, p. 263)


Na expressão “ tudo que se pode fazer com ela é repeti-la”, em relação à colocação pronominal, podemos afirmar corretamente que há:


A) Apenas Próclise, por exigência da construção perifrástica.

B) Próclise e Ênclise, acontecendo o uso da próclise por atração do pronome “que”.

C) Apenas ênclise, tendo em vista o verbo encontrar-se no infinito.

D) Apenas Próclise, porque o enunciado apresenta um sentido prospectivo.

E) Apenas um caso de Ênclise, pois o “SE” nesta construção não é pronome.


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