DiversosDiversos (15)
- (CPCON 2016)
O problema do lugar-comum
Falta de motivação com falta de informação é geralmente a receita do que há de pior num texto: o lugar-comum (também chamado de chavão ou clichê) que tem contaminado boa parte dos textos escritos cotidianamente.
O lugar-comum é aquela afirmação tão batida e repetida que não significa mais nada – tudo que se pode fazer com ela é repeti-la. Na prática da escrita, frequentemente, o chavão acaba sendo útil: encerramos o texto dizendo que não há nada mais belo que o sorriso de uma criança, ou, então que as guerras acabarão quando todos perceberem que só o amor constrói!
O lugar-comum dispensa-nos de pensar ou argumentar. Muitas vezes, ele se resume a uma ordem ao leitor. Em vez de convidar o leitor a seguir um raciocínio ou desdobrar criticamente um ponto de vista, o lugar-comum convida-o simplesmente a obedecer a uma ordem pré- estabelecida e indiscutível.
(Texto adaptado de Oficina de Texto, p. 263)
Na expressão “ tudo que se pode fazer com ela é repeti-la”, em relação à colocação pronominal, podemos afirmar corretamente que há:
A) Apenas Próclise, por exigência da construção perifrástica.
B) Próclise e Ênclise, acontecendo o uso da próclise por atração do pronome “que”.
C) Apenas ênclise, tendo em vista o verbo encontrar-se no infinito.
D) Apenas Próclise, porque o enunciado apresenta um sentido prospectivo.
E) Apenas um caso de Ênclise, pois o “SE” nesta construção não é pronome.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 168
Vamos para o Anterior: Exercício 166
Tente Este: Exercício 224
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos