PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (Quadrix 2022)
Se a gente pensasse no professor como uma torneira que, aberta, jorrasse conhecimentos e pensasse no aluno como um copo que, colocado sob a torneira, ficasse cheio de conhecimentos, a coisa seria fácil. Bastaria o professor falar, o aluno ouvir, tomar notas, ler as anotações em casa... e pronto, o ensino teria sido realizado e a aprendizagem teria sido feita. Mas não é assim. A aprendizagem somente se realiza caso o aluno seja um sujeito investigador, participando de um processo que engloba o sujeito professor.
Sérgio Castanho. Ensino com pesquisa na graduação . In : I. P. A. Veiga e M.
L. P. Naves (org.). Currículo e avaliação na educação superior .
Araraquara: Junqueira e Marin, 2005, p. 81-82 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
O texto aborda uma concepção pedagógica em que a
pergunta e a dúvida devem ser valorizadas, sendo a
avaliação somativa coerente com um processo
orientado por tal concepção.
C) Certo
E) Errado
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 391
Vamos para o Anterior: Exercício 389
Tente Este: Exercício 296
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia