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PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 310

  • (FAPEC 2021)

Maria Amélia, professora do 4º ano do Ensino Fundamental, começou a retomar os estudos sobre as Tendências Pedagógicas. Foi até a biblioteca mais próxima e lá selecionou alguns livros para se aprofundar no tema. Após muita leitura e estudos, Maria Amélia observou que a Tendência Libertadora é uma das mais famosas no Brasil por sua busca de romper com o autoritarismo. De acordo com essa tendência, o homem deve ser libertado de tudo aquilo que lhe impossibilita de exercer todo o seu potencial. Assim, as mulheres não precisam aceitar o machismo; os trabalhadores do campo não devem se submeter à vontade dos grandes proprietários e os negros não devem aceitar o racismo como algo natural. Para que isso ocorra, é necessário que o homem tome consciência do seu estado atual e das suas possibilidades de mudar a sua realidade. É nesse processo de conscientização que a educação começa a exercer o seu papel, trazendo para o contexto escolar temas sociais e políticos e incluindo no processo ensino e aprendizagem a realidade concreta dos alunos. A professora Maria Amélia concluiu seus estudos sobre a Tendência Libertadora salientando que no Brasil pode-se destacar como um forte representante desse pensamento:


A) Jean Piaget.

B) Henri Pestalozzi.

C) Maria Montessori.

D) Paulo Freire.

E) Froebel.


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