PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (CEFET-MG 2021)
Ao reformular a pergunta de Spencer sobre a educação, “Que tipo de conhecimento vale mais?”, para “O conhecimento de quem vale mais?”, Michael Apple amplia o questionamento sobre poder e ideologia nos currículos escolares.
APPLE, Michael. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 39-57.
Considerando esse questionamento e com base no quadro teórico da relação entre poder, ideologia e currículo concebida pelo autor, é correto afirmar que
A) a escola deve se posicionar diante das pressões que têm como propósito converter metas das empresas e das indústrias nos objetivos principais da formação escolar.
B) o processo de definição curricular precisa considerar os filtros sociais, filosóficos e psicológicos do currículo, de modo a selecionar eficientemente seus objetivos.
C) a escola deve preocupar-se com os objetivos educacionais a serem atingidos, devendo selecionar as melhores experiências educacionais, de modo a permitir a consecução desses objetivos.
D) a filosofia educacional se torna um filtro básico para os currículos escolares, uma vez que existem valores básicos da vida a serem ensinados por meio da educação e, portanto, convertidos em objetivos de ensino.
E) os esforços das escolas devem se concentrar nas falhas sérias no desenvolvimento dos estudantes, convertendo-as em objetivos educacionais, o que torna essenciais os estudos que identifiquem essas carências.
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