Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 223

  • (CEFET-MG 2021)

Ao reformular a pergunta de Spencer sobre a educação, “Que tipo de conhecimento vale mais?”, para “O conhecimento de quem vale mais?”, Michael Apple amplia o questionamento sobre poder e ideologia nos currículos escolares.
APPLE, Michael. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 39-57.
Considerando esse questionamento e com base no quadro teórico da relação entre poder, ideologia e currículo concebida pelo autor, é correto afirmar que


A) a escola deve se posicionar diante das pressões que têm como propósito converter metas das empresas e das indústrias nos objetivos principais da formação escolar.

B) o processo de definição curricular precisa considerar os filtros sociais, filosóficos e psicológicos do currículo, de modo a selecionar eficientemente seus objetivos.

C) a escola deve preocupar-se com os objetivos educacionais a serem atingidos, devendo selecionar as melhores experiências educacionais, de modo a permitir a consecução desses objetivos.

D) a filosofia educacional se torna um filtro básico para os currículos escolares, uma vez que existem valores básicos da vida a serem ensinados por meio da educação e, portanto, convertidos em objetivos de ensino.

E) os esforços das escolas devem se concentrar nas falhas sérias no desenvolvimento dos estudantes, convertendo-as em objetivos educacionais, o que torna essenciais os estudos que identifiquem essas carências.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 224

Vamos para o Anterior: Exercício 222

Tente Este: Exercício 353

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.92ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.73ms))((ts_substr_c=1.02ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 10ms))