PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (IMPARH 2021)
Um objetivo muito importante da prática educativa é garantir ao educando condições de aprendizagem. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem, componente essencial do ato pedagógico, constitui a ação de investigar a qualidade e dimensão das aprendizagens buscadas. Desse modo, o desenvolvimento de um processo de avaliação construtivo, não excludente, que dê conta das aprendizagens efetivamente realizadas, exige:
A) o permanente acompanhamento de metas traçadas, fortalecendo mecanismos que ampliem a possibilidade de obtenção das mencionadas metas.
B) a eficiente execução de uma avaliação classificatória que assegure ao professor o desenvolvimento das aprendizagens envolvidas nas metas estabelecidas.
C) a definição da média necessária para a aprovação do aluno e a adoção de mecanismos variados que permitam ao professor definir a média alcançada pelo aluno e concluir por sua aprovação ou reprovação.
D) o acompanhamento e registro pelo professor de processos de aprendizagem realizados pelo aluno, com espaço para diagnóstico de possíveis bloqueios ocorridos e reorientações para saná-los.
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