PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (AMEOSC 2021)
Os processos avaliativos fazem parte do dia a dia de sala de aula, e são fundamentais para que o professor possa medir a evolução dos alunos e compreender suas dificuldades. Ao entender o nível de aprendizado dos alunos, é possível ajustar o plano de ensino à realidade deles, tornando a construção do conhecimento mais dinâmica e efetiva.
https://studos.com.br/conheca-os-4-tipos-de-avaliacao-escolar/ (Fragmento)
Compreender e aplicar as diferentes avaliações é importante para obter um retorno mais completo sobre o aprendizado dos alunos e orientá-los no seu desenvolvimento escolar. Considerando os principais tipos de avaliação, compreende-se por avaliação somativa:
A) Aquela utilizada para "diagnosticar" o que o aluno sabe e o que não sabe. Normalmente acontece no início de uma nova fase do processo educativo, onde os professores utilizam as informações da avaliação para nortear o que e como ensinar.
B) Aquela usada para medir a aprendizagem do aluno durante a aula. Ela é informal, geralmente de pouco valor quantitativo e desenvolvida para fornecer aos estudantes a oportunidade de demonstrarem que compreenderam o assunto.
C) Aquela aplicada ao final de uma aula para avaliar de forma pontual se o aluno compreendeu o conteúdo trabalhado naquele dia. Uma forma de comparar o aprendizado que o aluno tinha antes com o que ele adquiriu após a aula.
D) Aquela utilizada como forma de controle quantitativo para avaliar os conteúdos que os alunos aprenderam. Os estudantes demonstram sua capacidade de desempenho em um nível prescrito como padrão para o teste de proficiência.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 319
Vamos para o Anterior: Exercício 317
Tente Este: Exercício 395
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia