PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (AMEOSC 2020)
Retomando as grandes temáticas os anos iniciais do Ensino Fundamental, pode-se dizer que as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”. Este processo é desenvolvido nesta disciplina de modo a promover:
A) Parte da busca do conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade, posteriormente, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o “Eu” do “Outro”.
B) Parte da evidenciação da multiplicidade de existências e formas culturais de vida para que possa relativizar a perspectiva eurocêntrica de modo que o aluno pode conhecer melhor o “Outro”, e consequentemente, “Eu”.
C) Parte da descrição material da vida humana em diferentes tempos e sociedades, sempre realizando comparações, desse modo, percebe-se que o “Eu” é distinto do “Outro” ainda que seja central.
D) Parte da evidencia que há um processo evolutivo que refina os modos de vida de cada cultura e sociedade humana no tempo, de modo que o “Eu” é um ponto neste processo, que tem início no “Outro”.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 61
Vamos para o Anterior: Exercício 59
Tente Este: Exercício 13
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia