Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 390

  • (Quadrix 2022)

Se a gente pensasse no professor como uma torneira que, aberta, jorrasse conhecimentos e pensasse no aluno como um copo que, colocado sob a torneira, ficasse cheio de conhecimentos, a coisa seria fácil. Bastaria o professor falar, o aluno ouvir, tomar notas, ler as anotações em casa... e pronto, o ensino teria sido realizado e a aprendizagem teria sido feita. Mas não é assim. A aprendizagem somente se realiza caso o aluno seja um sujeito investigador, participando de um processo que engloba o sujeito professor.

Sérgio Castanho. Ensino com pesquisa na graduação . In : I. P. A. Veiga e M.

L. P. Naves (org.). Currículo e avaliação na educação superior .

Araraquara: Junqueira e Marin, 2005, p. 81-82 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.

O texto aborda uma concepção pedagógica em que a pergunta e a dúvida devem ser valorizadas, sendo a avaliação somativa coerente com um processo orientado por tal concepção.




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 391

Vamos para o Anterior: Exercício 389

Tente Este: Exercício 359

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+