Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 71

  • (VUNESP 2020)

Em Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade, Rios (2001) defende que para ser cidadão é necessário que o indivíduo tenha acesso ao saber historicamente acumulado e que possa, continuamente, recriar esse saber. Eis aí uma demanda da escola: “desenvolver seu trabalho no sentido de colaborar na construção da cidadania democrática.” Se a escola “se identifica com a possibilidade de instalação de uma vida digna e feliz para todos, pode-se dizer de outro modo o que se acabou de afirmar: a escola é um lugar de construção da felicidadania”. Para Rios, entre outras ações, construir felicidadania, na ação docente, é


A) ofertar uma escola de “qualidade total”, para todos os estudantes matriculados e, ainda, respeitar os interesses e ritmos dos alunos, evitando intervenções.

B) promover a igualdade e a anomia por meio da oferta do acesso ao conhecimento construído historicamente e valorizar a concepção de ensino hipertrofiada da razão.

C) instalar na escola e na aula uma instância de comunicação criativa e, ainda, criar espaço, no cotidiano da relação pedagógica, para a afetividade e a alegria.

D) transmitir conhecimentos para que o estudante possa desenvolver “competências”, visando atender ao mercado de trabalho, ampliando, assim, a empregabilidade futura.

E) fomentar a fragmentação do conhecimento e facilitar a aprendizagem, adotando um ensino baseado em projetos e rejeitando categoricamente a disciplinaridade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 72

Vamos para o Anterior: Exercício 70

Tente Este: Exercício 13

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+