Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 448

  • (CESPE / CEBRASPE 2022)

Na prática pedagógica, a dança e as atividades rítmicas e expressivas devem ser abordadas também em sua dimensão conceitual, de modo que o estudante tenha a oportunidade de conhecer as diversas manifestações dançantes pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro e contextualizá-las. Para que isso ocorra, é importante que o professor de educação física


A) informe as várias manifestações da cultura, nos diferentes contextos e em diferentes épocas, sem, entretanto, discutir questões de gênero, como, por exemplo, a ideia de que homem não dança.

B) proponha discussão acerca das danças expostas pela mídia para a formação do senso crítico de que dançar é mais do que copiar coreografias prontas, ou seja, é também se deixar conduzir pelos estímulos sonoros e pela liberdade dos movimentos.

C) cultive a cultura corporal de movimento por meio da cultura popular, reforçando a concepção de que dançar é uma habilidade que requer determinadas características corporais favoráveis.

D) apresente exemplos de manifestações da cultura, nos diferentes contextos, em diferentes épocas (danças rituais, sagradas, comemorativas, circulares etc.), esclarecendo que existe um rigor técnico a ser seguido.

E) esclareça que, de fato, existem biótipos e etnias que favorecem as habilidades rítmicas como a dança, reforçando a importância de se criar um estilo padrão para caracterizar cada grupo cultural.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 449

Vamos para o Anterior: Exercício 447

Tente Este: Exercício 42

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+