Procura

NutriçãoNutrição do idoso


EXERCÍCIOS - Exercício 120

  • (METRÓPOLE 2022)

No envelhecimento ocorrem mudanças progressivas no organismo alterando funções fisiológicas que apresentam implicações relevantes na ingestão alimentar.

Considerando a sentença acima, é CORRETO afirmar que:




A) Não existe justificativa para alterar a consistência da alimentação do idoso em decorrência da idade até que se complete 75 anos, pois a musculatura faríngea e o relaxamento do músculo cricofaríngeo são preservados garantindo a deglutição normal.

B) A fase inicial da digestão de alimentos da pessoa idosa é prejudicada em decorrência da ausência parcial ou total de dentes e/ou uso inadequado de próteses e a ocorrência de xerostomia que ocasionam prejuízos no processo de mastigação.

C) A redução na sensibilidade gustativa, relacionada ao menor número de gemas gustativas das papilas linguais, não causa prejuízo relevante na ingestão alimentar.

D) As mudanças fisiológicas que interferem diretamente na ingestão alimentar são a diminuição do metabolismo basal e a redistribuição da massa corporal.

E) A aparência lisa que ocorre na mucosa e a diminuição da espessura do epitélio na cavidade oral do idoso interferem diretamente no consumo de alimentos quentes, pelo aumento da sensibilidade que ocasiona sensação de ardor, mas não afeta a ingestão de alimentos frios.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 121

Vamos para o Anterior: Exercício 119

Tente Este: Exercício 82

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Nutrição






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.36ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 6ms))