Procura

DiversosDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 438

  • (UFSM 2018)

O pH é um parâmetro simples de ser monitorado e tem influência na qualidade dos corpos hídricos e nos processos de tratamento de água e esgoto. Com relação ao pH, é correto afirmar:


A) no tratamento de água, a faixa de pH ótimo para o efeito coagulante do sulfato de alumínio é de 4 a 11; fora dessa faixa não é recomendada a sua utilização.

B) valores de pH menores que 5,0 nos efluentes de reatores tipo UASB indicam que o sistema está operando de forma eficiente, com atuação dos microrganismos metanogênicos.

C) em corpos hídricos com valores de pH superiores a 8,0, a maior parte da amônia apresenta-se na forma livre, apresentando toxidade para peixes.

D) alterações de pH em corpos hídricos não são influenciadas por processos naturais, como fotossíntese, por exemplo; alterações nesse parâmetro devem-se a interferências antropogênicas, como lançamentos de despejos domésticos e industriais.

E) em processos de desinfecção que utilizam compostos de cloro, quanto maior o valor de pH, maior será a concentração de íons hipoclorito e maior será a eficiência do processo, o qual deve ser realizado em pH superior a 8,0.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 439

Vamos para o Anterior: Exercício 437

Tente Este: Exercício 378

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+