Procura

DiversosDiversos (14)


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (INSTITUTO AOCP 2016)

A comunicação de massa é a grande difusora de valores, ideias e identidades. O cinema, o rádio e a televisão podem ser responsáveis por criar ou transformar a realidade no cotidiano de seus públicos, cristalizando neles um juízo ou uma imagem sobre uma determinada cultura. Sobre as representações culturais na comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.


A) Os meios de comunicação de massa, principalmente o rádio, agiram como consolidadores da noção de Nação no início do século passado, como porta-vozes massivos de governos que buscavam a consolidação de Estados Modernos.

B) O cinema, com a combinação de imagem e som, foi capaz de difundir paisagens, gestos, gostos e costumes de países como os Estados Unidos para se consolidarem no imaginário do restante do mundo.

C) As identidades culturais são construídas socialmente. São processos de construção da realidade. Essas identidades podem ser ditas inventadas, como parte de processos de criação, que envolvem diversos agentes, entre eles os meios de comunicação de massa.

D) Culturas híbridas são os resultados da aproximação cultural proporcionada pela globalização, as facilidades de locomoção entre grandes distâncias e a comunicação digital, por satélite e móvel.

E) A difusão de culturas, ideias e valores por meios de comunicação de massa se tornou mais restrita com o advento de meios digitais, como a internet e as redes sociais, que barraram o avanço rápido de propostas multiculturais e defenderam a regionalização.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 10

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.00ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.81ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))