PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (AMEOSC 2021)
A leitura é um processo de compreensão abrangente que envolve aspectos neurológicos, naturais, econômicos e políticos. A correspondência entre os sons e os sinais gráficos pela decifração do código e compreensão do conceito ou ideia, corresponde a um ato de compreensão, ou seja, uma busca daquilo que o texto pode significar, da mesma forma que se procura extrair significado da linguagem falada, para que a leitura seja possível, é necessário que compreendamos símbolos (significantes) e aqueles que simbolizam (significados).
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/4/a-leitura-e-a-escrita-no-processo-de-alfabetizacao
A partir do excerto, compreende-se que a leitura:
A) Implica compreensão, um aluno que seja capaz de decodificar as palavras sem alcançar o entendimento da ideia contida nelas não pode ser considerado alguém que realmente lê.
B) É definida como uma maneira de comunicar-se com o texto, significantes que expressam uma comunicação entre o leitor e o texto por meio da busca simples de decodificação de códigos.
C) É a capacitação da compreensão de símbolos, que implica aprender a reconhecer sinais, sem necessariamente compreender seus significados.
D) Ativa ações na mente do leitor que envolvem majoritariamente aspectos cognitivos pelos quais ele extrai informações explícitas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 325
Vamos para o Anterior: Exercício 323
Tente Este: Exercício 477
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia