PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (Prefeitura de Fortaleza - CE 2021)
Nilda Alves e Inês Barbosa de Oliveira, ao se debruçarem sobre o lugar da teoria e da prática em currículo, defendem que um processo não existe sem o outro. Nesse sentido, falam sobre “práticasteorias” e “aprenderensinar”. Nessa perspectiva, pensar e conceber a aprendizagemensino, segundo as autoras, é:
A) excluir as escolhas, os desejos e as possibilidades de todos os que estão neles envolvidos.
B) incluir as escolhas, os desejos e as possibilidades de todos os que estão neles envolvidos, tanto na definição formal do que deve ser ensinado quanto circunstancialmente, naquilo que efetivamente se faz.
C) incluir as escolhas, os desejos e as possibilidades apenas dos educadores, desconsiderando o que os estudantes trazem dos contextos em que vivem e das experiências que vivenciam.
D) incluir as escolhas, os desejos e as possibilidades dos gestores pedagógicos da escola, considerando as metas que devem ser alcançadas.
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