PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (Prefeitura de Bauru - SP 2021)
A avaliação é uma ferramenta central que norteia a ação pedagógica docente e que serve como referência para a organização didática. Assim o processo avaliativo, pelo professor, torna-se sinônimo de saberes necessários ao ato de ensinar e do conhecimento sobre o que o aluno já se apropriou (Martins, 2013). Dessa forma, a avaliação deverá ser repensada de acordo com as relações estabelecidas entre o professor e o aluno. Portanto, a partir dessa compreensão, qual das alternativas abaixo indica o processo avaliativo que considera a aprendizagem do aluno:
A) Aquele indicado por meio da nota, que garante que os objetivos estabelecidos foram cumpridos, e atuará como forma de “medir” ou “classificar” o aluno.
B) Compreendido por duas fases, ou seja, a formativa e a somativa, que mesmo ocorrendo em tempos distintos, estão presentes naturalmente na escola e auxiliam na estigmatização da nota como o único indicador do saber adquirido pelo aluno.
C) Entende-se que a nota deva ser excluída do processo avaliativo, pois não garante que, dentro dos objetivos estabelecidos, os critérios de pontuação possam “medir” ou “classificar” o aluno em nenhum dos momentos do processo.
D) A avaliação formativa em sua completude (diagnóstica e somativa), pois proporciona ao professor no seu planejamento diário a garantia de que a avaliação ocorrerá constantemente, com conceito ou nota, como um dos indicadores que servirá como parâmetro para o processo de Ensino e Aprendizagem, causando o menor impacto possível, sendo algo com que os alunos se familiarizem, sem sentirem-se pressionados ou testados, porém com caráter intencional.
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