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PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 223

  • (AEVSF/FACAPE 2021)

No campo educacional, compreender como ocorre a aprendizagem como processo de aquisição do conhecimento por meio das experiências vividas e demarcadas pelas multiplicidades dos fatores endógenos e exógenos que reverte na modificação do comportamento humano nos diferentes períodos de transição (infância, adolescência e envelhecimento), tem sido especificidade da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Epistemologicamente, tem propiciado de forma simples, conceitos, origem, campos de discussão e interpretação quanto as teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano que de forma, direta ou indiretamente, têm influenciado os objetivos do ensino, o planejamento pedagógico, bem como a práxis do professor em sala de aula na sua relação com os alunos e com o próprio conhecimento. OSTERMANN, F. CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes1/pdf/Teorias_de_Aprendizagem.pdf.
Nos itens a seguir, avalie a correspondência entre as teorias da aprendizagem e seus pressupostos teóricos que de forma implícita ou explícita orientam as práticas pedagógicas: I. Teoria Behaviorista - classificada em dois tipos: o behaviorismo metodológico e o behaviorismo radical. O primeiro enfatizava que todo ser humano aprende a partir de seu ambiente - nasce vazio de qualquer informação (tábula rasa). Enquanto o behaviorismo radical, não pressupõe que o ser humano seja uma tábula rasa, ou seja, desprovido de qualquer dote fisiológico e genético. II. Teoria Gestáltica - considerada mais como uma teoria psicológica do que exatamente uma teoria de aprendizagem; no entanto por meio das leis de percepção/aprendizagem, contribuiu para o ensino-aprendizagem, cujo conceito mais importante para o estudo da aprendizagem é o de “insight” – súbita percepção de relações entre elementos de uma situação problemática. III. Teoria Cognitiva - enfatiza o processo de cognição, através do qual a pessoa atribui significados à realidade em que se encontra. Preocupa-se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação envolvido na cognição e procura regularidades nesse processo mental. IV. Teoria Humanista - diferencia das demais teorias, pois seu objetivo não é o controle do comportamento, o desenvolvimento cognitivo ou a formulação de um bom currículo e sim o crescimento pessoal do aluno e o ensino deve facilitar a sua autorrealização, visando à aprendizagem “pela pessoa inteira”, que transcende e engloba as aprendizagens afetiva, cognitiva e psicomotora. V. Teoria Sociocultural – as teorias socioculturais centralizam seus estudos e pesquisas no desenvolvimento humano enquanto processo que ocorre nas interações sociais. Enfatiza a interação entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura em que vivem. É correto o que se afirma em:



A) I, II e III, apenas.

B) II, III e V, apenas.

C) II, IV e V, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III, IV e V.


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