PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais
- (VUNESP 2020)
Considere os dois trechos que seguem.
“ Zuheil : (Está fazendo a conta).
Pesquisador : Não pode saber se está certa ou errada sem fazê-la?
Zuheil : Tá bom, tá bom (termina de fazer a conta).
Pesquisador : Não poderias responder sem fazer a conta?
Zuheil : Bom... porque 416 mais 126 está por aqui como 500, então 238 + 10 não pode ser [...]”.
“ Entrevistador : Quantos passageiros ficam?
Maria das Neves : Não sei.
Entrevistador : O que você tinha que fazer, soma, subtração?
Maria das Neves : Subtração.
Entrevistador : Como te deste conta?
Maria das Neves : Não sei... Porque diz que descem os passageiros”.
(LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora)
Após a leitura dos excertos e conforme o pensamento de Delia Lerner, a escola deveria dar uma importância maior a dois aspectos essenciais, a saber:
A) o valor posicional do sistema de numeração decimal e reversibilidade das operações.
B) a antecipação dos resultados das operações e a reflexão sobre as propriedades das operações.
C) os agrupamentos de 10, 100, 1000 e a interpretação dos sinais convencionais.
D) a resolução de problemas e o ensino da etnomatemática.
E) a compreensão do zero e a importância dos jogos no ensino da matemática.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 133
Vamos para o Anterior: Exercício 131
Tente Este: Exercício 188
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia