Procura

PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais


EXERCÍCIOS - Exercício 132

  • (VUNESP 2020)

Considere os dois trechos que seguem.

Zuheil : (Está fazendo a conta).

Pesquisador : Não pode saber se está certa ou errada sem fazê-la?

Zuheil : Tá bom, tá bom (termina de fazer a conta).

Pesquisador : Não poderias responder sem fazer a conta?

Zuheil : Bom... porque 416 mais 126 está por aqui como 500, então 238 + 10 não pode ser [...]”.

Entrevistador : Quantos passageiros ficam?

Maria das Neves : Não sei.

Entrevistador : O que você tinha que fazer, soma, subtração?

Maria das Neves : Subtração.

Entrevistador : Como te deste conta?

Maria das Neves : Não sei... Porque diz que descem os passageiros”.

(LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora)

Após a leitura dos excertos e conforme o pensamento de Delia Lerner, a escola deveria dar uma importância maior a dois aspectos essenciais, a saber:




A) o valor posicional do sistema de numeração decimal e reversibilidade das operações.

B) a antecipação dos resultados das operações e a reflexão sobre as propriedades das operações.

C) os agrupamentos de 10, 100, 1000 e a interpretação dos sinais convencionais.

D) a resolução de problemas e o ensino da etnomatemática.

E) a compreensão do zero e a importância dos jogos no ensino da matemática.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 133

Vamos para o Anterior: Exercício 131

Tente Este: Exercício 188

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.29ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.38ms))((ts_substr_c=0.88ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 5ms))