Procura

PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais


EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (PR-4 UFRJ 2017)

A fim de colaborar com o clima de segurança necessário ao ambiente escolar, o assistente de alunos deve tomar ciência que a violência não se reduz a atos físicos, visíveis aos nossos olhos, mas também é produzida nas ações discriminadoras, de desrespeito e de humilhação, nem sempre reconhecidas como violentas. Todas estas formas de violência deixam marcas e influenciam no desenvolvimento dos estudantes. Esses processos nos desafiam a elaborar uma prática de reflexão e ação. Pensando a partir dessa perspectiva, o assistente de aluno deve:


A) utilizar sempre atitudes punitivas na relação com os estudantes.

B) utilizar-se da formação de pequenos grupos homogêneos nas horas de livre convivência dos estudantes, impedindo que se misturem e possibilitando que convivam somente com seus iguais.

C) compreender que o problema da violência existe, mas que ele é complexo, multifacetado, ambíguo e polissêmico e que cada caso precisa ser visto de forma individual.

D) usar uma linguagem ameaçadora na relação com os estudantes, fazendo valer sempre sua autoridade.

E) considerar que a violência é um fenômeno homogêneo, ou seja, ela acontece na escola sempre pelos mesmos motivos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15

Vamos para o Anterior: Exercício 13

Tente Este: Exercício 69

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.61ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 6ms))