PedagogiaTemas contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais
- (PR-4 UFRJ 2017)
A fim de colaborar com o clima de segurança necessário ao ambiente escolar, o assistente de alunos deve tomar ciência que a violência não se reduz a atos físicos, visíveis aos nossos olhos, mas também é produzida nas ações discriminadoras, de desrespeito e de humilhação, nem sempre reconhecidas como violentas. Todas estas formas de violência deixam marcas e influenciam no desenvolvimento dos estudantes. Esses processos nos desafiam a elaborar uma prática de reflexão e ação. Pensando a partir dessa perspectiva, o assistente de aluno deve:
A) utilizar sempre atitudes punitivas na relação com os estudantes.
B) utilizar-se da formação de pequenos grupos homogêneos nas horas de livre convivência dos estudantes, impedindo que se misturem e possibilitando que convivam somente com seus iguais.
C) compreender que o problema da violência existe, mas que ele é complexo, multifacetado, ambíguo e polissêmico e que cada caso precisa ser visto de forma individual.
D) usar uma linguagem ameaçadora na relação com os estudantes, fazendo valer sempre sua autoridade.
E) considerar que a violência é um fenômeno homogêneo, ou seja, ela acontece na escola sempre pelos mesmos motivos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15
Vamos para o Anterior: Exercício 13
Tente Este: Exercício 69
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia