Atendimento ao públicoProcesso de comunicação
- (IDCAP 2019)
No atendimento é preciso cuidado para evitar ruídos na comunicação, ou seja, é necessário reconhecer os elementos que podem complicar ou impedir o perfeito entendimento das mensagens. Às vezes, uma pessoa fala e a outra não entende exatamente o que foi dito. Ou, então, tendo em vista a subjetividade presente na mensagem, muitas vezes, o emissor tem uma compreensão diferente da que foi captada pelo receptor. Além dessas dificuldades, existem outras que interferem no processo de comunicação, entre elas, as barreiras tecnológicas, psicológicas e de linguagem. Essas barreiras são verdadeiros ruídos na comunicação. Assinale a alternativa que corresponde às barreiras psicológicas:
A) As barreiras psicológicas resultam de defeitos ou interferências dos canais de comunicação. São de natureza material, ou seja, resultam de problemas técnicos, como o do telefone com ruído.
B) As barreiras psicológicas podem ocorrer em razão das gírias, regionalismos, dificuldades de verbalização, dificuldades ao escrever, gagueira, entre outros.
C) As barreiras psicológicas dizem respeito às sensações movidas pelo psicológico.
D) As barreiras psicológicas não dizem respeito aos aspectos do comportamento humano.
E) As barreiras psicológicas provêm das diferenças individuais e podem ter origem em aspectos do comportamento humano, tais como seletividade; egocentrismo; timidez; preconceito.
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