Procura

PedagogiaDiversos (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (FUNCAB 2013)

De acordo com Franco (2008) “Vivemos em um tempo em que o abandono da certeza não é apenas a abertura necessária ao avanço do conhecimento e ao progresso humano, matriz do pensamento que marca a modernidade. Oscilamos em um mundo onde crescem o conhecimento e a capacidade de produzir riquezas, mas onde aumentam a incerteza sobre a própria sobrevivência do ser humano. Além dos grandes problemas ecológicos, milhões de habitantes de todas as regiões do planeta enfrentam ou sucumbem diante da incerteza do acesso aos meios básicos de vida: a alimentação, a habitação, o trabalho, a saúde, a proteção, a educação.”

Diante dessa crítica realidade, a escola lida com uma formação profissional para o trabalho incerto. É correto afirmar que a educação para o trabalho deve incentivar a:




A) formação do cidadão, garantindo conhecimentos validados pela ciência moderna independente de situações de desempregabilidade.

B) garantia de uma resposta estratégica voltada exclusivamente para às demandas e necessidades lucrativas do mercado capitalista.

C) geração de riquezas, aumentar a produtividade e a competitividade dos produtos e pessoas a partir da inserção de indivíduos competentes, melhores qualificados, aquecendo a economia.

D) reflexão sobre o papel da educação escolar profissional, necessário à emancipação dos trabalhadores em um mundo desumanizado pelas exigências do capital.

E) organização da escola, pautada em princípios de acumulação flexível, na divisão social do trabalho para melhor adaptação do aluno ao mercado de trabalho e aos padrões de consumo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 335

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.22ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.62ms))((ts_substr_c=0.72ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 8ms))