Gestão de pessoasGestão de competências
- (CETRO 2013)
O conceito de competência central ou essencial popularizou-se no mundo corporativo em 1990, quando C.K. Prahalad e Gary Hamel publicaram um artigo sobre as competências essenciais da organização. Para esses autores, há profunda diferença entre uma empresa cuja estratégia é voltada ao portfólio de negócios e outra, voltada às competências. Desde então, o conceito de competência tem sido discutido por inúmeros autores. O resultado disso foi um profundo impacto na administração de RH, ou seja, a introdução do modelo de Gestão por Competências. A respeito da Gestão por Competências, é correto afirmar que ela, em uma Gestão de Pessoas,
A) considera as competências humanas em uma única dimensão: conjunto de conhecimentos.
B) considera os objetivos estratégicos da organização e, a partir daí, identifica, desenvolve e coordena as competências necessárias para alcançar tais objetivos.
C) considera que a soma de todos os conhecimentos resulta na competência maior dos funcionários.
D) trabalha habilidades não como dimensão, mas subordinada à dimensão Conhecimentos.
E) invalida a possibilidade de estabelecer um planejamento estratégico de RH.
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