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PedagogiaLei nº 9.394/96 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações


EXERCÍCIOS - Exercício 82

  • (Quadrix 2018)

Nas últimas décadas, o ensino de biologia vem sendo marcado por uma dicotomia que constitui um desafio para os educadores. Seu conteúdo e sua metodologia no ensino médio são voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento das finalidades atribuídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.° 9.394/1996) à última etapa da educação básica. Entretanto, uma mudança de paradigma vem transformando esse entendimento em relação ao processo de ensino de biologia. Temas relativos a essa área de conhecimento vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação. A utilização de documentários, filmes, artigos de jornais e revistas e da Internet são cada vez mais comuns em sala de aula, a ponto de serem vistos, atualmente, como importantes recursos para o ensino de biologia. Essas iniciativas trazem à tona questões atuais, que geram debates com maior atratividade e interatividade, principalmente devido ao uso de mídias.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta acerca da influência das mídias nos processos de ensino-aprendizagem de biologia.


A) A presença de diferentes mídias em sala de aula compromete a mudança de paradigma no processo de ensino-aprendizagem e seu uso pode ser um complemento do livro didático devido a questões cotidianas apresentadas sob o ponto de vista científico.

B) As diferentes mídias dificultam o processo de ensino-aprendizagem na biologia, uma vez que veiculam informações pouco confiáveis do ponto de vista científico.

C) A utilização demasiada de mídias não compromete o ensino-aprendizagem dos conhecimentos escolares de caráter científico.

D) As diferentes mídias constituem recursos didáticos importantes, uma vez que sempre trazem informações científicas mais precisas, completas e atualizadas.

E) A presença de diferentes mídias em sala de aula tende a promover uma mudança de paradigma no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que o aluno associe a realidade do desenvolvimento científico atual com os conceitos básicos do pensamento biológico.


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