Procura

DiversosDiversos (15)


EXERCÍCIOS - Exercício 152

  • (UFTM 2016)

Do ponto de vista de uma análise funcional do comportamento, o uso de contracondicionamento em pacientes que fazem uso abusivo de álcool, emparelhando estímulos aversivos ao beber é:


A) Inadequado, uma vez que não se considera que esse comportamento de beber pode ser uma esquiva para o qual é necessário compreender a função e fazer uma intervenção molar nos repertórios do sujeito, ampliando outros comportamentos que permitam modificar as contingências aversivas que induzem o beber.

B) Inadequado, pois o estímulo aversivo poderá servir como um reforço negativo para o seu comportamento de beber, de modo que a probabilidade do comportamento de beber é aumentada. Sendo assim, é indispensável considerar que o controle aversivo é pouco recomendado nas intervenções comportamentais.

C) Inadequado, pois o comportamento de beber não foi analisado em sua complexidade, não sendo consideradas as variáveis que controlam esse comportamento e também por desconsiderar o papel da vontade do paciente, o que é uma grave falta ética, ferindo os princípios de uma proposta terapêutica humanizada.

D) Adequado, pois esse tipo de procedimento tem excelentes resultados a longo prazo, uma vez que o controle aversivo interrompe a emissão daquele comportamento, sendo necessário ressaltar que o controle aversivo nesse caso tem bons resultados, desde que aplicado de forma moderada


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 153

Vamos para o Anterior: Exercício 151

Tente Este: Exercício 311

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.68ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.43ms))((ts_substr_im=1.02ms))
((total= 10ms))