PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais
- (Instituto Access 2022)
A partir das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, publicada em 2004, podem-se considerar Ações Afirmativascomo
A) conjuntos de ações que garantem a implementação da Lei 10.639/2008, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.
B) conjuntos de ações de políticas curriculares, fundadas em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater a xenofobia e as discriminações que atingem particularmente os estrangeiros.
C) conjuntos de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória.
D) conjuntos de ações políticas que incluiriam o estudo da História da África, da Europa, da América, a luta dos negros e indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, bem como o negro e indígena na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
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