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PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 50

  • (VUNESP 2019)

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros, o princípio “Ações educativas de combate ao racismo e a discriminações”. Este princípio encaminha para algumas ações; entre elas, está a


A) admissão de que a discussão sobre a questão racial se limita ao Movimento Negro e a estudiosos do tema e não à escola, cabendo à educação respeitar a diversidade.

B) certeza de que as crianças não discriminam ou cometem ações de racismo, mas cabe intervir se algum comportamento de racismo ocorrer por parte de adultos.

C) inclusão de personagens negros nos cartazes da escola, sobre qualquer tema, inclusive quando se tratar de manifestações culturais próprias e exclusivas.

D) valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, por exemplo, como a dança, marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura.

E) exaltação do dia 19 de abril para valorização dos índios brasileiros; nesta data as crianças podem receber cocares e pinturas para homenagear esse povo exótico.


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